O processo de onbording em empresas é sempre um desafio para gestores e colaboradores, que se tornou ainda maior com o trabalho remoto, adotado por conta da pandemia. De um lado, as lideranças precisam apresentar a cultura e o momento da empresa, bem como as metas da área, os processos internos e demais questões pertinentes. De outro, o novo colaborador geralmente enfrenta um misto de entusiasmo e ansiedade para atender às expectativas, ao mesmo tempo que recebe quantidades elevadas de informações sobre a empresa.
Por mais que os processos de onbording tenham sido aperfeiçoados, a necessidade de mais humanização desta etapa levou a Amgen a criar o programa de apadrinhamento de novos colaboradores. Chamado de Buddy Program, pois os padrinhos e madrinhas são tratados como buddies do novo colaborador, a iniciativa completa cinco anos no Brasil, com atualmente 40 funcionários que se candidataram ao treinamento fornecido pelo RH e estão disponíveis para participar do acolhimento de recém-contratados.
“Percebemos vantagens nas duas pontas. O buddy se sente valorizado porque a empresa confia nele como uma espécie de representante frente aos novos colaboradores. E os recém-contratados podem contar com um apoio especial nas primeiras semanas, assim absorvendo mais rapidamente a cultura da empresa, os processos e desafios do momento”, avalia Thiago Pastore, diretor de Recursos Humanos.
Trabalho remoto: mais engajamento
Desde o início da pandemia, quando a empresa adotou o trabalho remoto, o engajamento com o processo se tornou ainda maior. Somente em 2021, trinta funcionários aderiram ao programa de treinamento para se tornarem buddies de novos colaboradores. Essa forma de acolhimento tem gerado feedback positivo de buddies e recém-contratados.
Além de se sentirem mais valorizados e engajados, os buddies mencionam o programa como forma de ampliar a confiança e relacionamento com outros colaboradores, não apenas os recém-contratados. E os novos funcionários se sentem mais acolhidos, porque há redução de ansiedade e mais agilidade na integração aos processos.
“Acredito que o programa Buddy é uma oportunidade única de passar uma primeira boa impressão da empresa a um novo colaborador. Quando entramos em uma nova empresa, temos grande ansiedade com o que e quem vamos encontrar. Quando ingressei aqui fui recebida de braços abertos e me senti acolhida logo de cara. Atualmente, participo do programa como Buddy para ter a oportunidade de disseminar o mesmo sentimento da minha entrada e a cultura da Amgen de cuidado com as pessoas”, relata Frank Krohn, gerente de Compras Estratégicas.
“Iniciei a minha jornada na Amgen em janeiro de 2021, momento em que a empresa estava totalmente em trabalho remoto, e tive uma ótima experiência nesse processo. Desde o início fui muito bem recebido pelo meu buddy, Frank Krohn, que me assessorou em todos os momentos, desde antes da minha chegada, além do cuidado que observei no preparo de uma agenda feita pelo meu gestor para que eu pudesse conhecer os principais stakeholders e entender o momento da Amgen. Me senti acolhido e parte do time Amgen”, afirma Leandro Gaeta, gerente de Inteligência de Mercado.
Sobre a Amgen
A Amgen está comprometida em liberar o potencial da biologia para pacientes que sofrem com doenças graves ao descobrir, desenvolver e produzir medicamentos inovadores. Esta abordagem começa ao utilizar ferramentas como genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana. A Amgen se concentra em áreas de necessidade médica não atendidas, potencializado a sua experiência na fabricação de produtos biológicos para buscar soluções que melhorem a saúde e a vida das pessoas. Fundada nos Estados Unidos em 1980, a Amgen tornou-se a maior empresa de biotecnologia no mundo, com milhões de pacientes atendidos e com um pipeline de medicamentos com potencial revolucionário em desenvolvimento. A empresa está em constante expansão, oferecendo um portfólio robusto nas áreas de oncologia, hematologia, doenças ósseas, doenças cardiovasculares e nefrologia.
Código de Aprovação: SC-BRA-NP-00393
Aprovado em janeiro de 2022
Disclaimer: Material informativo e institucional da Amgen Brasil destinado ao público leigo.
Informações à imprensa
Tino Comunicação
Bruno Folli | bruno@tinocomunicacao.com.br | (11) 9-6973-3763
Regiane Monteiro | regiane@tinocomunicacao.com.br