A atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues participa da campanha “Chance de Vencer”, realizada pela Amgen Brasil, sobre Leucemia Linfoide Aguda (LLA). A doença é responsável por 75% dos casos de leucemia infanto-juvenil, que representam 28% dos cânceres em jovens de 0 a 19 anos1. No total, são registrados 10 mil novos casos de leucemia por ano em todo o país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer)2.
“A LLA surge a partir de falhas genéticas nas células da medula óssea. Após a mutação, as células cancerígenas se reproduzem e impedem o avanço de células sadias, fazendo a criança adoecer”, explica o Dr. Alejandro Arancibia, diretor médico da Amgen Brasil.
Embora grave, a chance de cura é elevada. Cerca de 90% dos pacientes que realizam tratamento adequado alcançam a remissão completa (sem sinais clínicos da doença)1
Um dos grandes desafios é diagnosticar a doença precocemente, pois os sinais são pouco específicos, como febre, cansaço, palidez, manchas no corpo e infecções frequentes2. “Se você identificar alguma delas, procure ajuda médica, imediatamente”, diz a atriz, em vídeo da campanha. Veja aqui.
A campanha já contou com live realizada em parceria com a revista Crescer, da Editora Globo, que contou com a Dra. Viviane Sonaglio, oncologista pediátrica e coordenadora da Oncologia Pediátrica da Rede D’Or de São Paulo (SP). Além dela, as atrizes Fernanda Rodrigues e Luiza Valdetaro falaram sobre os desafios da doença. Luiza Valdetaro teve uma filha diagnosticada com a doença e compartilhou as suas experiências. Veja aqui.
Sobre a Amgen
A Amgen está comprometida em liberar o potencial da biologia para pacientes que sofrem com doenças graves ao descobrir, desenvolver e produzir medicamentos inovadores. Esta abordagem começa ao utilizar ferramentas como genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana. A Amgen se concentra em áreas de necessidade médica não atendidas, potencializado a sua experiência na fabricação de produtos biológicos para buscar soluções que melhorem a saúde e a vida das pessoas. Fundada nos Estados Unidos em 1980, a Amgen tornou-se a maior empresa de biotecnologia no mundo, com milhões de pacientes atendidos e com um pipeline de medicamentos com potencial revolucionário em desenvolvimento. A empresa está em constante expansão, oferecendo um portfólio robusto nas áreas de oncologia, hematologia, doenças ósseas, doenças cardiovasculares e nefrologia.
Referências