Mês Internacional da Mulher: Movimento global “Juntas Somos Invencíveis” endossa a importância do cuidado com a saúde feminina

Saúde da mulher deixou de ser prioridade devido à pandemia da COVID-19

Março, 2021 - Neste Mês Internacional da Mulher, a Amgen lança no Brasil o movimento "Juntas Somos Invencíveis" para conscientizar a sociedade sobre alguns dos problemas de saúde mais urgentes da mulher, incluindo saúde óssea, doenças cardíacas e câncer. A campanha global é uma resposta da empresa, uma das maiores de biotecnologia no mundo, ao atual cenário de pandemia que afeta diariamente a saúde de todos. Pesquisas mostram que durante uma pandemia, as mulheres estão mais vulneráveis não só por terem cargos de profissionais de saúde da linha de frente, trabalhadoras informais, cuidadoras, mas também disparidades de gênero, que historicamente criam contextos de insegurança econômica, alimentar, violência e pressão no trabalho.1

A pandemia da COVID-19 forçou algumas mulheres a atrasar, ou até mesmo cancelar, seus cuidados médicos de rotina. O movimento, em parceria com a consultoria Kantar, entrevistou mais de 2.000 mulheres em 7 países (Canadá, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Arábia Saudita e Turquia), e demostrou que a saúde da mulher deixou de ser prioridade no período da pandemia. No Brasil, uma em cada quatro mulheres (23%) teve a sua consulta de rotina cancelada pelo médico.

“Por meio da campanha Juntas Somos Invencíveis, estamos comprometidos em ajudar as mulheres a tomar as medidas certas para proteger a saúde e promover discussões entre as mulheres que fazem parte de suas famílias, seus grupos sociais e de outras gerações também.” comenta Elvin Penn, Gerente Geral da Amgen no Brasil.

Ao longo do ano, a Amgen promoverá parcerias e ações para viabilizar a autonomia e engajamento das mulheres no que diz respeito a saúde e bem-estar. Neste mês, a conscientização sobre a osteoporose servirá para um desafio com influenciadores nas redes sociais, além de disponibilizar dados inéditos sobre a percepção da brasileira em relação à saúde óssea por meio do www.JuntasSomosInvenciveis.com.

Desafio #JuntasSomosInvencíveis
O movimento visa incentivar as mulheres a participar do desafio #JuntasSomosInvencíveis, que faz um apelo para que todas participem de uma nova atividade física para melhorar sua saúde e para compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais usando #JuntasSomosInvenciveis. A atividade física é um dos fatores que colaboram com a prevenção de fraturas.

A Amgen está comprometida em liberar o potencial da biologia para pacientes que sofrem com doenças graves ao descobrir, desenvolver e produzir medicamentos inovadores. Esta abordagem começa ao utilizar ferramentas como genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana. A Amgen se concentra em áreas de necessidade médica não atendidas, potencializado a sua experiência na fabricação de produtos biológicos para buscar soluções que melhorem a saúde e a vida das pessoas. Fundada nos Estados Unidos em 1980, a Amgen tornou-se a maior empresa de biotecnologia no mundo, com milhões de pacientes atendidos e com um pipeline de medicamentos com potencial revolucionário em desenvolvimento. A empresa está em constante expansão, oferecendo um portfólio robusto nas áreas de oncologia, hematologia, doenças ósseas, doenças cardiovasculares e nefrologia.

1. Simba H e Ngcobo S. As pandemias são neutras em termos de gênero? Saúde da mulher e COVID-19. Frente. Glob. Womens Health, 19 de outubro de 2020 | https://doi.org/10.3389/fgwh.2020.570666