Amgen auxilia transporte de crianças e adolescentes com câncer durante a pandemia

A Amgen, uma das empresas líderes em biotecnologia no mundo, continua auxiliando as comunidades durante o período de pandemia. Neste mês, a empresa fez uma parceria com a AHPAS (Associação Helena Picciardi de Andrade Silva), uma organização sem fins lucrativos que oferece transporte para crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

Por meio de doação, a Amgen Brasil promoveu a compra de um novo carro na frota da AHPAS. A organização que atua na cidade de São Paulo, é pioneira em garantir acesso ao tratamento oncológico de crianças e adolescentes e o serviço se tornou essencial durante a pandemia. “Como o transporte público é um dos locais de mais difícil controle e higienização contínua, este tipo de serviço é importante para diminuir a exposição do paciente. Além disso, é uma grande oportunidade de manter o tratamento que é essencial. O câncer é uma doença que quanto mais progride, mais difícil fica de combate-lo” explica Tatiana Castello Branco, diretora médica da Amgen no Brasil.

A AHPAS também oferece assistência social para pacientes que em situação de vulnerabilidade com ações de apoio sociofamiliar, que colaboram com a disposição, ânimo e na continuidade do tratamento, tudo isso, de forma gratuita e que engloba não apenas o paciente, mas também cuidadores e familiares.

Desde o início da pandemia, ao menos 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer e outros milhares de pacientes, já com o tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos. No primeiro mês de isolamento, em abril, cerca de 70% das cirurgias de câncer foram adiadas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia e de Cirurgia Oncológica . “Há também o medo do paciente sair de casa e buscar o hospital. Seja no caminho ou dentro da clínica. Um serviço deste já traz mais segurança para o paciente seguir o tratamento”, explica a médica.

A Amgen, que auxilia às comunidades no Brasil e no mundo durante esse período tão delicado, fez globalmente uma contribuição de US$ 12,5 milhões como forma de dar suporte contra o Covid-19. No Brasil, a doação foi de R$400 mil para duas instituições que têm programas de apoio que atendem comunidades e grupos de pessoas, a Visão Mundial e a Gerando Falcões. A verba está sendo usada para fornecer kits de higiene pessoal e de limpeza e cestas básicas digitais, em cartões de alimentação e refeição para famílias de comunidade carente.

2020. Instituto Oncoguia: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/covid19-deixa-ao-menos-50-mil-sem-diagnostico-de-cancer/13619/7/