Primeiro biossimilar para tratamento de doenças inflamatórias chega ao mercado brasileiro

Medicamento é marco para o acesso de pacientes que sofrem com doenças inflamatórias

São Paulo, janeiro de 2020 – A Amgen, uma das maiores empresas de biotecnologia do mundo, lança o primeiro medicamento biossimilar da molécula adalimumabe disponível no Brasil. AMGEVITA™ de Andrade, Paola Troccoli pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com indicação para tratamento de diversas doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, artrite psoriática, espondiloartrite axial, doença de Crohn, colite ulcerativa ou retocolite ulcerativa, psoríase em placas, uveíte e hidradenite supurativa. Essas condições clínicas afetam milhões brasileiros – contando apenas os que convivem com a psoríase, por exemplo, são mais de 5 milhões de pessoas no país .

™ foi aprovado em abril

de Andrade, Paola Troccoli

A chegada deste medicamento nos sistemas de saúde é muito significativa para os pacientes brasileiros que lidam com doenças inflamatórias crônicas e que agora têm uma nova opção para o acesso ao tratamento inovador com medicamentos biológicos de alta qualidade”. comenta Dr. Valderílio Azevedo, médico reumatologista no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

O AMGEVITA™ oferece uma possibilidade de reduzir os sinais e sintomas de doenças inflamatórias crônicas, além de trazer o benefício de remissão clínica e inibir a progressão destas patologias, proporcionando maior capacidade física e qualidade de vida.

O medicamento foi aprovado pela ANVISA com base em um dossiê clínico e técnico robusto que suporta a biossimilaridade com a droga de referência, por meio de análises in vitro, farmacocinética e informações clínicas, incluindo resultados de estudos clínicos de fase 3 conduzidos com pacientes com psoríase e artrite reumatoide moderadas a severas.

A Amgen possui 40 anos de expertise no desenvolvimento, produção e disponibilização de medicamentos biológicos de alta qualidade. A companhia possui compromisso com a inovação em biotecnologia para a saúde, com diversas terapias biológicas em seu portfólio utilizadas nas áreas de oncologia, hematologia e doenças inflamatórias.

Sobre Amgen Biossimilares

A Amgen Biossimilares está empenhada em utilizar a expertise da Amgen no desenvolvimento e na fabricação de terapias inovadoras, expandindo o seu alcance para mais pacientes com doenças graves. Os biossimilares vão auxiliar a manter o nosso compromisso de conectar os pacientes a tratamentos complexos, alavancando nossa experiência de quase 4 décadas em biotecnologia para criar biossimilares de alta qualidade e fornecê-los a pacientes em todo o mundo.

A Amgen está comprometida em liberar o potencial da biologia para pacientes que sofrem com doenças graves ao descobrir, desenvolver e produzir medicamentos inovadores. Esta abordagem começa ao utilizar ferramentas como genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana. A Amgen se concentra em áreas de necessidade médica não atendidas, potencializado a sua experiência na fabricação de produtos biológicos para buscar soluções que melhorem a saúde e a vida das pessoas. Fundada nos Estados Unidos em 1980, a Amgen tornou-se a maior empresa de biotecnologia no mundo, com milhões de pacientes atendidos e com um pipeline de medicamentos com potencial revolucionário em desenvolvimento. Este ano a empresa completa 10 anos no Brasil e está em constante expansão no país, oferecendo um portfólio robusto nas áreas de oncologia, hematologia, doenças ósseas, doenças cardiovasculares e nefrologia.

Para mais informações, visite http://www.biossimilaresamgen.com.