Você realmente quer sair do site amgen.com.br para um link externo ?

Você agora está deixando o Portal Corporativo da Amgen Brasil. Os links para todos os sites externos são fornecidos como um recurso para os nossos visitantes. Nós recomendamos que você consulte o seu médico para obter informações sobre qualquer medicamento da Amgen.

Você realmente quer sair do site link externo amgen.com.br para um?

Você agora está deixando o Portal Corporativo da Amgen Brasil. Os links para todos os sites externos são fornecidos como um recurso para os nossos visitantes. Nós recomendamos que você consulte o seu médico para obter informações sobre qualquer medicamento da Amgen.

Com o apoio da Amgen Foundation, Ensina Brasil atrai centenas de jovens estudantes para serem professores em áreas vulneráveis do Brasil

O Ensina Brasil e a Amgen Foundation visam inspirar os cientistas do amanhã por meio de oportunidades de desenvolvimento profissional para professores e aprendizado prático para alunos

São Paulo, outubro de 2019 – O programa Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos e faz parte de uma rede global que visa criar uma cadeia de lideranças a partir da capacitação de jovens que desejam atuar como professores em regiões de áreas vulneráveis do país. A iniciativa é mantida por doações de parceiros que buscam a melhoria de educação científica, como a Amgen Foundation, que nos últimos dois anos já doou mais de 50 mil dólares ao programa.

Desenvolvendo líderes na educação

Atuando há 3 anos, o programa seleciona jovens graduados de todas as regiões do Brasil e os capacita para que tenham formação inicial intensiva com foco em práticas pedagógicas, sistema educacional e habilidades de liderança. Os participantes são conduzidos às áreas de vulnerabilidade e auxiliam a educação do local. A edição de 2019 contou com 15 especialistas convidados e 70 sessões de treinamento, além de orientação contínua realizada por tutores durante dois anos de treinamento, o que ajudou os participantes a desenvolverem fortes habilidades de liderança. No final do programa, mais de 85% desses jovens continuam atuando na educação, o que mostra um impacto promissor em um país onde apenas 2% dos jovens querem ser professores .

Em 2018, o Ensina Brasil forneceu salas de aula na metodologia STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) para mais de 60% dos participantes, que juntos impactaram positivamente 33.500 estudantes. “Acreditamos muito que um excelente professor é uma excelente liderança, e é por isso que o nosso programa existe” afirma Erica Butow, Presidente do Ensina Brasil.

É o caso do voluntário João Francisco, que concluiu os dois anos do programa no final de 2018. Engenheiro Naval e mestre em produtividade pela USP, por meio do Ensina Brasil ele aceitou o desafio de atuar como professor em uma das escolas mais vulneráveis de Cuiabá. Trabalhando em colaboração com os demais professores da escola, fundou um Clube de Estudos para Olimpíadas e chegou até a lançar minifoguetes com os alunos. Muitos deles, hoje desejam ser Professores de Matemática ou Engenheiros.

Relatório Políticas Eficientes para Professores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

“Me inscrevi no Ensina porque sou neto de um agricultor analfabeto e minha mãe terminou os estudos por meio de um supletivo, aos 37 anos. Vi, dentro de casa, a falta que a educação formal faz. Dessa falta não queria que meus alunos sofressem. ” Lembra João. Hoje, dois anos depois, ele segue tendo um impacto positivo na educação brasileira trabalhando na Elos Educacional, organização referência em formação de professores em todo o país.

Colaboração e compartilhamento de conhecimento

Natural do Brasil, Eduardo Cetlin, presidente da Amgen Foundation, acredita no potencial da parceria para fomentar a educação no Brasil e no mundo. “A Amgen Foundation contribui com organizações que, assim como nós, buscam tornar cada vez mais forte a educação cientifica por meio de investimentos em programas que englobam tanto os professores, quanto os alunos. Acreditamos que essa colaboração e compartilhamento de conhecimento são essenciais para derrubar barreiras de acesso à educação e às oportunidades da vida”, explica Cetlin.

A Amgen Foundation oferece também iniciativas próprias, como o Amgen Scholars, programa global na Ásia, aberto para estudantes universitários de todo o mundo, incluindo o Brasil. Possibilitado por meio de um compromisso de 16 anos e 74 milhões de dólares cedidos pela Amgen Foundation, o Amgen Scholars permite que alunos de graduação participem de oportunidades de pesquisa de ponta em instituições de ordem mundial.

Os participantes também participam de seminários, eventos de networking e um simpósio, onde encontram colegas, aprendem sobre biotecnologia e ouvem os principais cientistas do mundo. Na Ásia, o Amgen Scholars é realizado em quatro instituições educacionais de primeira linha: Universidade de Kyoto e Universidade de Tóquio, no Japão, e Universidade Nacional de Cingapura e Universidade de Tsinghua, na China. Dois universitários brasileiros já participaram do programa e as inscrições para a edição de 2020 têm início em novembro.

Sobre o Ensina Brasil e o Teach for All

O Ensina Brasil é uma ONG sem fins lucrativos que recruta, seleciona e oferece formação intensiva para jovens talentos graduados para se tornarem professores de escolas públicas em contexto vulnerável por pelo menos dois anos e se desenvolverem como futuras lideranças, multiplicando seu impacto para a transformação da educação e do país.

O Teach For All é uma rede global de 50 organizações parceiras independentes, lideradas e governadas localmente e uma organização global que trabalha para acelerar o progresso da rede. Cada parceiro da rede recruta e desenvolve futuros líderes promissores para ensinar nas escolas e comunidades vulneráveis de seus países e, com essa fundação, trabalhar com outras pessoas, dentro e fora da educação, para garantir que todas as crianças possam alcançar seu máximo potencial. O Teach For All trabalha para aumentar o impacto da rede, laçando e disseminando o aprendizado, facilitando conexões entre parceiros, acessando recursos globais e promovendo o desenvolvimento da liderança das equipe, professores e ex-alunos parceiros.

Sobre a Amgen Foundation

A Amgen Foundation busca promover a excelência no ensino científico para inspirar a próxima geração de inovadores e investir no fortalecimento de comunidades onde os funcionários da Amgen vivem e trabalham. Até o momento, a Amgen Foundation já doou mais de US$ 300 milhões a organizações sem fins lucrativos locais, regionais e internacionais, que impactam a sociedade de maneiras inspiradoras e inovadoras. A Amgen Foundation traz a emoção da descoberta para os cientistas de amanhã por meio de vários programas de assinatura, incluindo Amgen Scholars, Amgen Biotech Experience, Khan Academy e LabXchange. Para mais informações, visite www.amgeninspires.com.