Amgen promove Campanha de Conscientização sobre a Osteoporose em 3 cidades no Brasil e tenta bater o Recorde Mundial de Exames realizados em um dia

Os eventos de testagem para determinar as chances de desenvolver a doença ou ter fraturas acontecerão em 10 países, em 5 de maio, em parceria com o Guinness World Records ®

Em comemoração ao Dia das Mães, a Amgen se uniu a ABRASSO, a Osteoporose Brasil e ao Guinness World Records®, autoridade global em conquista de recordes, para um desafio que visa educar mulheres e seus familiares sobre a osteoporose pós-menopausa e bater o recorde mundial de número de testagens para determinar a tendência de desenvolver a osteoporose e o risco de fraturas relacionadas à doença.

O evento acontecerá no dia 5 de maio simultaneamente em dez países (Brasil, Canadá, México, Colômbia, Turquia, Líbano, África do Sul, Dubai, Arábia Saudita e Kuwait). No Brasil, as testagens acontecerão das 9h às 16h no prédio da FIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo e das 8h às 17h na Concha Acústica, em Santos e na Praça o Serzedelo Correia, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Os juízes oficiais do Guinness estarão presentes nos locais dos eventos para acompanhar e validar os números.

“Nós da Amgen estamos comprometidos em aumentar o conhecimento sobre essa doença silenciosa, suas causas, consequências e prevenção. E é por isso que estamos desenvolvendo essa iniciativa global. Para nós, os ossos de todas as pessoas são importantes e estamos engajados em contribuir com a sociedade levando informação e prevenção às pessoas, em especial as mães, uma vez que a doença tem alta incidência entre as mulheres a partir dos 50 anos de idade”, diz Mauro Loch, Gerente Geral da Amgen Brasil. “Por este motivo, a Amgen quer bater o recorde mundial para o maior número de testagens de uma campanha de conscientização da osteoporose em 24 horas. O objetivo é testar no mínimo 3 mil pessoas em dez países.”

A ANVISA considerou diversos dados para a aprovação, entre eles, resultados de um estudo clínico de Blincyto em pacientes com LLA de linhagem B, tipo de leucemia que afeta o linfócito B, que apresentavam DRM positiva, que demonstrou que 78% dos pacientes que receberam um ciclo de tratamento de Blincyto conseguiram atingir resposta molecular completa, ou seja, DRM negativa4.

Osteoporose – Doença silenciosa

Durante a vida de uma mulher o estrógeno tem um papel importante para manter os ossos saudáveis. Na menopausa o corpo produz este hormônio em menor quantidade, contribuindo para o aparecimento da osteoporose, uma doença silenciosa que enfraquece os ossos e os tornam mais suscetíveis à fraturas, que podem limitar os movimentos e, às vezes, até levar a morte1,2.

Estima-se que 200 milhões de pessoas em todo mundo tenham osteoporose. Uma a cada três mulheres com mais de 50 anos sofrerão uma fratura ao longo da vida2. Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) mostram que, dez milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da doença e 200 mil pessoas morrem todos os anos no país como reflexo destas fraturas3.

“A osteoporose não tem sintomas e o que parece ser uma pequena fratura no pulso, por exemplo, pode anunciar que problemas mais graves e debilitantes estão a caminho, como fraturas no fêmur, quadril e lombar. Dependendo do tipo e da gravidade da fratura é comum o paciente ter a mobilidade reduzida ou ficar acamado. Campanhas como essa são muito importantes para ampliar o conhecimento em relação à osteoporose e incentivar testagens para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento adequado, diminuindo os riscos de fratura”, diz Dr. Charlles Heldan de Moura Castro, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo - ABRASSO.

Serviço:
Das 9h às 16h
FIESP
Av. Paulista, 1313 - Jardins

Serviço:
Das 9h às 16h
FIESP
Av. Paulista, 1313 - Jardins

Santos
Das 8h às 17h
Concha Acústica – Canal 3
Av. Vicente de Carvalho, 0 - Gonzaga, Santos

Das 8h às 17h
Praça Serzedelo Correia - Copacabana

A Amgen é pioneira na utilização de células vivas e no mapeamento do genoma humano para desenvolver, produzir e comercializar medicamentos biológicos inovadores. Com a abordagem “biologia em primeiro lugar”, a empresa faz uso da ciência e de tecnologias Amgen Proprietary - For Internal Use Only de ponta para estudar os mecanismos biológicos das doenças e buscar terapias que melhorem a vida dos pacientes.

Fundada nos Estados Unidos em 1980, a Amgen cresceu e se tornou uma das empresas líderes em biotecnologia no mundo, com milhões de pacientes atendidos e com um pipeline de medicamentos com potencial revolucionário em desenvolvimento. Este ano a empresa completa 10 anos no Brasil e está em constante expansão no país, oferecendo um portfólio robusto nas áreas de oncologia, hematologia, doenças ósseas, doenças cardiovasculares e nefrologia.

Para mais informações, visite http://www.amgen.com.br/

Sobre Guinness World Records
Guinness World Records® (GWR) é uma autoridade global em conquista de recordes. Publicado pela primeira vez em 1955, o icônico livro dos recordes mundiais do Guinness tem publicação anual e já vendeu mais de 141 milhões de cópias em 40 línguas e mais de 100 países. Além disso, há o Guinness World Records®: Gamer’s Edition (voltado para o mundo dos games), publicado pela primeira vez em 2007, que já vendeu mais de 4 milhões de cópias até agora

Os programas Guinness World Records® alcançam mais de 750 milhões de expectadores no mundo anualmente e mais de 3,7 milhões assinam o canal do GWR no YouTube, que tem mais de 328 milhões de visualizações por ano. O website do GWR recebe mais de 20,5 milhões de visitas anualmente e tem mais de 15 milhões de seguidores no Facebook.

A divisão de vendas do Guinness World Records® oferece serviços de consultoria customizadas para algumas das marcas e agências mais importantes do mundo para suas campanhas, programas de engajamento de funcionários e eventos ao vivo e de experiência.

Sobre a Osteoporose Brasil
A Osteoporose Brasil foi criada em 2018 por um grupo de médicos e pacientes com o sonho de trazer informações de qualidade e trabalhar as políticas públicas para osteoporose no Brasil.
A entidade acredita que a informação empodera e engaja, e que juntos - Osteoporose Brasil, governo e população em geral - conseguiremos garantir maior qualidade de vida, acesso ao tratamento e resultados positivos para as pessoas com osteoporose no país.

Sobre a ABRASSO
A ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) utiliza diversas plataformas com a missão de fomentar, organizar e distribuir conhecimento e permitir formação técnica diferenciada em osteometabolismo, além de garantir a qualidade dos exames de densitometria óssea em nosso país. A densitometria óssea é ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce da osteoporose. Através de suas plataformas, a ABRASSO oferece embasamento para uma análise crítica da Amgen Proprietary - For Internal Use Only densitometria óssea e sua interpretação diagnóstica, possibilitando maior exigência por qualidade dos serviços diagnósticos e propiciando melhor cuidado aos nossos pacientes. Multidisciplinar, a ABRASSO coloca o paciente e a osteoporose como prioridades e se engaja para que todos tenham o diagnóstico e tratamento adequados ao tempo em que a prevenção possa minimizar o aparecimento da doença.

References

__________________________________

1. National Osteoporosis Foundation. What women need to know. https://www.nof.org/preventing-fractures/generalfacts/what-women-need-to-know, Acesso em 20/03/2019.

2. International Osteoporosis Foundation. What is osteoporosis? https://www.iofbonehealth.org/what-is-osteoporosis , Acesso em 20/03/2019.

3. SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolog